Coronavírus e o Sistema imunológico

Coronavírus: Cuidados na Crise

Quando o Coronavírus atingiu proporções pandêmicas, o COVID-19 e seus parentes virais - geraram medo, doença e morte, afetando a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Nesse vírus, sentimos o medo do desconhecido - é claro; e medo do conhecido - suas consequências. Coronavírus e suas variáveis existem há séculos. Eles podem afetar o homem, os animais e os pássaros. Mas o que torna o COVID-19 diferente? Segundo Frank Esper, doutor em medicina, especialista em doenças infecciosas pediátricas na Cleveland Clinic, essas variedades mais recentes são "verdadeiras doenças infecciosas emergentes" que "passaram por uma transição recente de animal para humano", tornando-as difíceis de controlar. [i] É um vírus antigo com uma nova pegada - E uma grande, e uma boa higiene e fortes defesas imunológicas são essenciais para resistir e derrotar esse novo agressor viral.

Vírus: Mochileiros caloteiros. Os vírus não são seres vivos. São pacotes moleculares complexos de DNA ou RNA envoltos em uma armadura protetora de proteínas chamada capsídeo. Eles são inofensivos até entrarem em uma célula viva. É por isso que a limpeza de superfícies e pele e o distanciamento social são eficazes na redução do risco de infecção. Mas quando você está infectado, os vírus sequestram os recursos da sua célula, causando estragos na sua saúde - geralmente causando doenças e, às vezes, morte.

Seu Exército de Anticorpos. Seu sistema imunológico é sua base para uma boa saúde. Sua rede de proteção contra bactérias e vírus nocivos e também desmantela toxinas prejudiciais. Também atua como um sistema de vigilância contra células anormais. Suas defesas incluem barreiras físicas, como a pele; respostas inflamatórias às áreas lesadas; e respostas imunes específicas a germes ou infecções.

Vencendo a batalha interior. Seu sistema imunológico está em uma conversa de mão dupla constante com seu sistema de estresse. “Insultos” repetidos ao sistema imunológico ou de estresse fazem horas extras para aumentar a inflamação, enfraquecer as defesas, prejudicar a saúde física e mental, aumentar o risco de certas doenças e até diminuir a vida. Estresse mental constante, má alimentação, falta de exercício ou sono, álcool e tabagismo são apenas algumas das maneiras pelas quais o seu “exército” imunológico pode ser prejudicado em seu trabalho para mantê-lo forte. As escolhas de estilos de vida saudáveis, juntamente com conexões sociais positivas e a confiança em Deus, funcionam em conjunto, como tropas bem treinadas para aumentar, construir e equilibrar a saúde do sistema imunológico e de estresse.

Mobilize suas defesas. Nenhum paraquedista deixaria para preparar seu paraquedas quando a porta do avião estivesse aberta e estivesse na hora de pular. Construir uma forte saúde imunológica não pode ser comprada por produtos que prometem uma solução rápida em uma crise. A única maneira de estar preparado para momentos de estresse é formar bons hábitos físicos, mentais e espirituais e praticá-los todos os dias. Não é tarde para começar: você pode aprimorar, criar e equilibrar - para melhores hábitos, um "exército" imunológico mais forte, e, uma melhor chance de derrotar os agressores virais – e por favor, sempre trabalhe com seu médico.

Aumente os antioxidantes. Antioxidantes são reforços imunológicos potentes. Eles removem oxidantes ou radicais livres nocivos da corrente sanguínea. Os oxidantes são subprodutos tóxicos que ocorrem como resultado do metabolismo normal, exposição ao fumo ou outras toxinas ambientais. Os radicais livres podem danificar o DNA e enfraquecer o sistema imunológico do corpo. Antioxidantes reduzem os danos dos radicais livres e fortalecem o sistema imunológico. Você pode aumentá-los e melhorar sua eficácia por:

  1. Comer mais frutas e vegetais frescos. Frutas cítricas, cerejas e frutas são especialmente ricas em nutrientes antioxidantes. Vegetais de folhas verdes, como couve e brócolis, são ricos em vitaminas A, C e E. O consumo de uma grande variedade de vegetais verdes e amarelos aumenta os níveis sanguíneos de carotenoides no sangue, também associados a níveis mais baixos de sintomas relacionados ao estresse, como insônia e irritação. [ii]

A vitamina D, a vitamina do sol, também é essencial para a função imunológica saudável; [iii]  em caso de dúvida sobre seus níveis, seu médico pode solicitar um simples exame de sangue para verificar seus níveis.

  1. Obtendo mais fibra alimentar. Legumes coloridos, frutas, feijões, grãos integrais, nozes e sementes fornecem vitaminas, minerais e fitoquímicos que estimulam o sistema imunológico e combatem doenças. Juntamente com as fibras, ajudam a regular o açúcar no sangue, equilibrar a insulina, reduzir os hormônios do estresse e diminuir a inflamação. A fibra vegetal ajuda a controlar o apetite e a controlar o peso. O excesso de gordura corporal desencadeia inflamações indesejadas, uma das razões pelas quais a obesidade aumenta o risco de muitas doenças crônicas e doenças infecciosas. Beba bastante água em vez de bebidas doces ricas em calorias para melhorar a circulação e reduzir as calorias açucaradas do açúcar.
  2. Eliminação de carnes vermelhas, laticínios com alto teor de gordura e frituras. Uma dieta rica em gordura animal, grãos refinados, açúcar e alimentos fritos aumenta os danos causados ​​pelos radicais livres, associados ao aumento do risco de infecção, diabetes, doenças cardíacas, demência e certos tipos de câncer. Ligue a proteína das plantas com feijão, legumes, grãos integrais, massas com vários grãos e substitutos de carne vegetariana no lugar de produtos à base de carne. Use azeite e limão como molho para salada e concentre-se nas gorduras ômega-3, incluindo mais nozes e sementes de linho em sua dieta.

Construa com o exercício. O exercício não apenas protege o sistema imunológico, mas também o fortalece. Um programa regular de exercícios de caminhada rápida pode reforçar muitas defesas do sistema imunológico, incluindo a resposta de anticorpos e a resposta natural killer (célula T) [iv]. Reduz a inflamação em todo o corpo e melhora a saúde metabólica, um verdadeiro "chute no estômago" para invasores virais. O exercício diário melhora o humor, diminui a ansiedade e aumenta a sensação de bem-estar [v]. A mente e o corpo trabalham juntos. Esses estados mentais positivos têm o benefício adicional de melhorar a saúde imunológica.

Equilibre com o gerenciamento de estresse. O estresse crônico é um perigo para a saúde imunológica. Pode causar depressão, ansiedade, esquecimento, irritabilidade e até pânico. Negatividade e preocupação constantes podem causar um coração acelerado, fadiga, sudorese, dores e dores musculares, dor de cabeça e distúrbios do sono. Nossos pensamentos e palavras são as matérias-primas para a ação. Você se concentra em problemas ou soluções? Quais são algumas maneiras saudáveis ​​de lidar com o estresse? Tente dar um passeio, conversando com um amigo, conversando com Deus em oração, memorizando Suas promessas, alcançando alguém em necessidade. Identifique o que está sob seu controle e confie o resto a Deus. Reserve um tempo para identificar, internalizar e agir de acordo com as prioridades mais importantes da sua vida. Sua vida profissional/familiar/social está equilibrada? Estas são apenas algumas maneiras de domar o estresse e proteger o sistema imunológico. O ditado "aparar, ou você vai se desgastar" vale a pena levar a sério.

Acredite e Confie. Este mundo é um campo de batalha, não um playground. Todos temos conflitos para lutar nos domínios físico, mental e espiritual. Os princípios descritos ajudarão você a reduzir o risco de doenças e a lutar de maneira inteligente quando ocorrer. Mas neste mundo quebrado, cheio de mágoa, injustiça e pecado, não há garantia perfeita de liberdade de provações e doenças. Ele nos deu princípios para reduzir o risco, mas não abandonará os que sofrem. “Quando estiverem doentes, de cama, o Senhor os ajudará e lhes dará saúde novamente.”[vi] Deus promete dar-lhe força para enfrentar o que estiver pela frente. "Ele dá poder aos fracos, e àqueles que não têm poder, aumenta a força." [vii] Além disso, Deus convida você a confiar nEle e no futuro na eternidade, sem dor, lágrimas ou doença prometida a todos que lhe entregam suas vidas completamente: “Nenhum morador de Jerusalém ficará doente, e os pecados de todos serão perdoados” [viii].


[i] https://consultqd.clevelandclinic.org/coronaviruse.

[ii] Mediators Inflamm 2015:doi 10.1155.824589 online pub.

[iii] J Investig Med 2011;59(6)881-886.

[iv] J Sport Health Sci 2019;8(3):201-217.

[v] Front Psychol 2018;27:doi 10.3389 online pub.

[vi] Salmos 41:3.

[vii] Isaías 40:29.

[viii] Isaías 33:24.

 

Novo Tempo  Curso Bíblico